Notícia de Dumont/Guariba/Pradópolis
Autoridades municipais se reúnem para tratar de assuntos ligados à saúde prisional em Guariba
Postado em 13/01/2021

Autoridades municipais se reúnem para tratar de assuntos ligados à saúde prisional em Guariba

Autoridades municipais se reúnem para tratar de assuntos ligados à saúde prisional em Guariba
 
Nesta manhã, 12 de janeiro, na sede da Secretaria de Saúde, o vice-prefeito, Calão Galeto representou o prefeito Celso Romano junto aos Secretários Municipais, Elizabeth Corrêa Leite, Luiz Carlos Furtado e Marcelo Verde, e da enfermeira Cecília Vilela, com os diretores da Penitenciária Feminina de Guariba – (Sr. Mario e Sra Sonia), para tratar de assuntos sobre os serviços de saúde utilizados pelas detentas.
Tanto as autoridades municipais quanto os diretores entendem ser extremamente necessário à otimização desses serviços.
 
Na ocasião, a Secretária de Saúde, Beth Corrêa Leite, explicou que atualmente a Penitenciária Feminina conta com aproximadamente 750 presidiárias e essas mulheres são atendidas pela Saúde Pública Municipal – “Todas essas mulheres, quando necessário, recebem medicamentos, atendimentos médico, odontológicos, realizam exames, e até pediátricos para os bebês concebidos no período de internação prisional, e isso tem aumentado a espera e demora nos atendimentos da população em geral”.
 
Os diretores ressaltaram que a Penitenciária Feminina possui estrutura clínica para atendimentos médicos, odontológicos, psicológicos, de enfermaria, entre outros e que atualmente possui alguns profissionais voluntários que fazem atendimentos às internas, parceria com Faculdade de Medicina de Barretos, por exemplo, e apesar desta voluntariedade isso não tem sido suficiente para diminuir a demanda da Saúde Municipal, o que acaba sobrecarregando o nosso Sistema de Saúde.
Na reunião, foi dado um importante passo para realizarmos tratativas para que a própria Penitenciária tenha seu corpo clínico e absorver essa demanda e desafogar o Pronto Atendimento e o Centro de Saúde Municipal, além de evitar o deslocamento de policiais em serviço que realiza a escolta, quando necessitam de atendimento. - “Vamos trabalhar para melhoria na saúde pública e na segurança de nossos munícipes” diz o Vice Prefeito.
 
 
 
 
 
 
 
 

.



Jornal Cidades ⓒ Copyright 2020