Notícia de Jaboticabal
Vereadores, Prefeito e Vice-Prefeito tomam posse na Câmara de Jaboticabal
Postado em 02/01/2021

Vereadores, Prefeito e Vice-Prefeito tomam posse na Câmara de Jaboticabal

A Sessão Solene de Instalação e Posse, realizada sob medidas de restrição de presença de público por conta do combate à disseminação da COVID-19, foi conduzida pela vereadora mais votada no pleito de 15 de novembro de 2020, Dra. Andréa Delegada (PSC), conforme manda a Lei Orgânica Municipal (Art. 15). Como presidente da Sessão de Instalação e Posse, Dra. Andréa foi a primeira a fazer o juramento: “Prometo cumprir a Constituição Federal, a Constituição Estadual e a Lei Orgânica municipal, observar as leis, desempenhar o mandato que me foi confiado e trabalhar pelo progresso do município e bem estar de seu povo”. Na sequência, um a um os vereadores foram chamados para a jura: “Assim o prometo!” e, da mesma forma, para a assinatura do Livro de Atas.



O prefeito Professor Emerson (PATRI), eleito pela primeira vez para administrar Jaboticabal, lembrou em seu discurso do momento vivido por conta da pandemia, falou da importância do Legislativo para a Democracia, além de destacar o aumento da representatividade feminina na Câmara, e dos anseios como Chefe do Executivo. “É preciso registrar em nossas almas, e não somente nos livros e atas, que esta é a primeira vez na história de Jaboticabal, que mulheres abrem a solenidade, a sessão de posse de uma nova Legislatura, ocupando as cadeiras da Mesa Diretora... Não poderíamos jamais de deixar de reconhecer, enfatizar e enaltecer essa conquista história das nossas quatro vereadoras que representam a luta da mulher neste momento... A nossa administração quer manter um grau máximo de diálogo, de relacionamento, de distinto respeito com esta Legislatura, com os 13 vereadores e vereadoras, sempre na reta intenção de dialogar e discutir os assuntos de interesse da cidade... Fomos escolhidos para defender o maior interesse de uma cidade: o chamado bem comum, traduzido em nossos tempos como justiça social, equidade e direito de todos e para todos. Temos pressa, serão apenas 48 meses que teremos pela frente, para pagarmos a nossa dívida de gratidão com a população de Jaboticabal... É preciso mobilizarmos recursos, arregaçarmos as mangas, arregimentarmos competências, sacudirmos algumas crenças, varrermos desrespeitos burocráticos, focarmos em práticas que garantam a vontade política como tijolos de uma solidariedade ou da grande solidariedade”, discursou Professor Emerson.



A vereadora Renata Assirati foi a responsável pelo pronunciamento em nome do Poder Legislativo. “Muito foi feito por Jaboticabal, mas é certo também dizer que ainda há muito que fazer. E a nós, pessoas públicas, cabe arregaçar as mangas e trabalhar. Mais do que nunca devemos honrar os votas daqueles que saíram de suas casa, mesmo com muito medo, para nos dar a rica oportunidade de deixarmos um marco positivo na história política de nossa cidade. Que possamos entender as divergências, as diferentes opiniões e os debates acalorados que são completamente saudáveis em qualquer Parlamento... independentemente de partido, ideologia, ou opinião, teremos que trabalhar sempre pelos interesses da população... Tomamos hoje sobre nós, a responsabilidade de consolidar a democracia e de dar resposta digna à população que nos elegeu seus representantes para exercer, em nome desta mesma população, as prerrogativas de legislar e fiscalizar os assuntos da cidade”, discorreu Renata.



Por fim, a vereadora Dra. Andréa Delegada, presidente em exercício na Sessão de Instalação, fechou a rodada de discursos na solenidade de posse. “Uma satisfação estar de volta aqui, espero que tenhamos uma Legislatura em paz, uma Legislatura abençoada... que a gente possa trabalhar para o bem comum da nossa Jaboticabal... As eleições já se findaram. Cada um tinha sua ideologia, as suas propostas, agora nós temos que pensar no PJ – “Partido Jaboticabal”. Todos nós aqui temos que lutar para o bem comum da nossa população...”, discursou Dra. Andréa, que ainda contou sobre sua trajetória, e agradeceu a amigos, familiares e eleitores.



Na sequência, a presidente em exercício, Dra. Andréa Delegada, convocou as eleições para a composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Jaboticabal para o biênio 2021/2022, ficando eleita, por unanimidade, para o cargo de presidente, a vereadora Renata Assirati (PSC); vice-presidente, vereador Gilberto de Faria (MD) (12 votos); 1º secretário, Professor Jonas Republicanos) (8 votos); e 2º secretária, Professora Paula (PT) (13 votos).


Ao ocupar a cadeira de presidente, Renata Assirati, fez um breve pronunciamento antes do encerramento da sessão. Emocionada, Renata falou da responsabilidade que terá pela frente e relembrou sua trajetória até alcançar o cargo máximo do Legislativo. “Hoje assumo a presidência desta Casa, honrada por ser a primeira mulher a alcançar essa cadeira por indicação de pessoas brilhantes, que com certeza me ajudarão nessa empreitada. Indicação esta, ratificada pelos demais vereadores e vereadoras desta Casa. Além da importante tarefa de conduzir os trabalhos parlamentares desta Casa de Leis, exercício da presidência, também uma atividade de gestão pública, dividindo a atuação de vereador, que ocupa entre a administração da entidade e o exercício de seu mandato. Tenho plena consciência que, sendo a primeira mulher tendo a honra de conduzir o Legislativo, mesmo que por apenas dois anos, serei parte integrante da gestão de uma Legislatura que hoje se inicia, mas que gerará incalculáveis responsabilidades pelos próximos quatro anos, e que representaremos a voz do povo jaboticabalense”, pronunciou a nova Chefe do Legislativo jaboticabalense para os próximos dois anos.

Compõem a 18ª Legislatura os vereadores: Ademilson Aparecido Servidone (DEM); Andréa Cristiane Fogaça de Souza Nogueira (PSC); Antônio Gregorio Rombola Casagrande (Solidariedade); Carlos Eduardo Fenerich (MDB); Daniel Gonçalves Rodrigues (PSDB); Gilberto de Faria (MDB); Jonas Alexandre da Silva (Republicanos); Mauro Henrique Cenço (PODE); Paula Faria Dias (PT); Paulo Henrique Silva dos Santos (PATRI); Renata Aparecida Roncaglio Assirati (PSC); Ronaldo Peruci (PATRI) e Valéria Barbieri (PRTB).

.
.



Jornal Cidades ⓒ Copyright 2024