Notícia de Jaboticabal
O ciclismo cresceu durante a pandemia e você ficou de fora? Saiba como e por que aderir à modalidade
Postado em 24/10/2020

O ciclismo cresceu durante a pandemia e você ficou de fora? Saiba como e por que aderir à modalidade

Se você tem a sensação de que muita gente investiu no ciclismo, e de que há mais bicicletas nas ruas agora, saiba que não é mera impressão.

As vendas de bikes aumentaram 118% no Brasil em comparação ao mesmo período do ano passado

De acordo com informações de lojistas, o aumento se deu especialmente porque a população procura por soluções para evitar as aglomerações do transporte público – seguindo, inclusive, recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). A bicicleta tem um valor mais acessível do que motocicletas e ainda contribui para a saúde e para o meio ambiente, já que não poluem. As pessoas também estão procurando se exercitar de uma forma segura, com distanciamento”, o ciclismo também tem benefícios, como melhorar a ansieade, emagrecer, desenvolve o bem estar, entre outros.

Conversamos com uma cilcista, que aderiu á moda na quarentena, e nunca mais vai abandonar "Comecei porque fazia academia, e veio a pandemia, e tive que parar, engordei demais, minha ansiedade aumentou, minha auto estima piorou, me senti muito mal, foi quando ao abrir o Instagram, vi minhas amigas pedalando, fazendo trilhas no canavial, e comecei, agora não paro mais, cada km a mais, é uma consquista, e estou muito feliz, minha ansiedade diminuiu, minha auto estima melhorou demais, da uma sensação maravilhosa de bem estar, e aqui na nossa região tem paisagens, com cachoeiras, ESTOU APAIXONADA !"


Dicas para iniciar no ciclismo

Escolha uma modalidade – Se você quer fazer trilha, precisa de uma Mountain Bike; se quer velocidade, precisa de uma road, e assim por diante. Entenda as diferenças antes de comprar.

Defina um orçamento – Você vai se deparar com muitas opções de bikes novas e usadas, de muitas marcas, componentes e valores, então assim já dá uma boa filtrada. Inclua extras também como pedal, taquinho, sapatilha, capacete entre outros itens de segurança, além do bike fit (serviço que ajusta a bicicleta ao seu corpo).?
?
Tamanho da bike – Sabia que as bikes têm tamanhos e variam de acordo com a sua altura? Não tente se encaixar em uma bicicleta que não seja adequada para você.? Informe-se antes de comprar.
?
Cuidados básicos – Ciclismo requer equipamentos de segurança (capacete, luvas, roupas apropriadas para pedalar), pneus calibrados e corrente lubrificada, além de itens de reparo de pneu caso ele fure (bomba de mão, câmaras de ar e espátulas). Também é preciso se hidratar e nutrir antes, durante e depois do pedal.

Segurança – Pedale sempre à direita, sinalize suas intenc?o?es usando o brac?o, nunca use fones de ouvido para que voce? possa escutar o entorno, use roupas chamativas e luzes para que os motoristas possam ter ver de longe, leve seus documentos e dinheiro para uma emerge?ncia e sempre tenha um contato de emerge?ncia que saiba para onde voce? esta? indo. Ah, existem va?rios aplicativos que rastreiam sua pedalada, como o Strava!

.
.



Jornal Cidades ⓒ Copyright 2024