Notícia de Dumont/Guariba/Pradópolis
Guariba recebeu a visita do presidente Jair Bolsonaro na inauguração da maior Usina de Biogás do mundo.
Postado em 16/10/2020

Guariba recebeu a visita do presidente Jair Bolsonaro na inauguração da maior Usina de Biogás do mundo.

Guariba recebeu a visita do presidente Jair Bolsonaro na inauguração da maior Usina de Biogás do mundo.
 
Presidente prestigiou o evento de inauguração da planta de Biogás da Usina Raízen – Unidade Bonfim, que produz energia elétrica por meio da torta de filtro da cana.
Na manhã desta sexta-feira (16) Guariba recebeu a visita ilustre do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro. O motivo da presença da maior autoridade de nosso país foi a inauguração da maior Usina de Biogás do mundo, inaugurada pelo Grupo Raízen em parceria com a Geo Energética na Unidade Bonfim.
O evento contou com a presença de várias personalidades do ramo político e empresarial e oficializou para o mundo o início da operação da planta de Biogás. O prefeito de Guariba, Dr. Francisco Dias Mançano Jr e o presidente da Câmara Municipal, Cássio Santa Cruz, representaram o município neste evento tão grandioso.
 
Com capacidade para produzir 138 mil MWh por ano, a unidade Bonfim Raízen é a primeira no mundo em escala comercial a utilizar a tecnologia de conversão da torta de filtro. Com capacidade para produzir 138 mil MWh por ano, a planta de biogás tem como objetivo produzir energia e gás por meio da conversão da torta de filtro e vinhaça, subprodutos da cana-de-açúcar. Com escala de produção de energia suficiente para abastecer o município de Guariba, onde está localizada, e as cidades próximas, no interior paulista.
Um dos grandes diferenciais desta planta é a possibilidade de geração de energia ao longo de todo o ano, uma vez que a vinhaça será operada na safra, enquanto a torta de filtro, uma das grandes inovações desse projeto, terá operação durante o ano inteiro. Isso porque é possível armazenar a torta, o que gera uma estabilidade no processo biológico do biogás e grande sinergia para atuar com a vinhaça.
A planta de Biogás trará grandes benefícios para Guariba, principalmente com a geração de impostos, que irão beneficiar o município com o aumento de receita, propiciando novos investimentos e desenvolvimento. O município de Guariba trabalhou intensamente junto ao grupo Raízen para que este sonho se tornasse realidade.
Além dos benefícios econômicos e ambientais, a Usina de Biogás coloca Guariba em destaque, dando visibilidade e se tornando um atrativo para que novas empresas possam investir em nossa cidade. A vinda do presidente da República reforça ainda mais a importância que Guariba passa a ter no cenário nacional.

.



Jornal Cidades ⓒ Copyright 2020