Notícia de Jaboticabal
Sábado é Dia D contra a paralisia infantil e doenças diversas
Postado em 15/10/2020

Sábado é Dia D contra a paralisia infantil e doenças diversas

Sábado é Dia D contra a paralisia infantil e doenças diversas
 
4 mil crianças devem comparecer nos Ciafs; bebês e adolescentes até 14 anos 
também podem colocar as vacinas em dia

Uma das doenças mais graves e temidas pelas famílias com crianças pode ser combatida com uma simples gotinha. A vacina que salva vidas já está disponível nas unidades de saúde e terá uma mobilização no próximo sábado (17), das 08h às 16h, em todos os Ciafs.

É imprescindível que os responsáveis levem as crianças para atualizar a carteira de vacinação. “A meta é imunizar 4 mil crianças de 12 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias contra a poliomelite. É imprescindível que os pais ou responsáveis procurem o Ciaf mais perto de casa. A doença está extinta no Brasil desde 1989, mas ainda há registro do vírus selvagem circulando em outros países”, reforça a diretora da Vigilância Epidemiológica, Maria Tânia Petrazzi.

A campanha segue até 30 de outubro. No mesmo período, ocorre a campanha de multivacinação voltada para crianças de 05 anos até adolescentes de 14 anos, que poderão atualizar a carteira de vacinação.

A doença - Poliomielite uma doença contagiosa, que ataca o sistema neurológico afetando o corpo inteiro podendo causar paralisia dos movimentos musculares. É caracterizada clinicamente por paralisias resultantes do comprometimento do neurônio motor periférico, de tipo infeccioso, causadas por vírus específicos.

Introduzido no organismo por diferentes vias, o vírus é eliminado pelas fezes. Uma criança pode pegar poliomielite através do contato direto, isto é, tendo contato com outra criança infectada pela doença ou através do contato indireto, isto é, através da água, alimentos, picadas de insetos e etc. Presente no organismo o vírus se prolifera na submucosa do intestino ou faringe alcançando logo após a corrente circulatória espalhando-se por todo o organismo.

.
.



Jornal Cidades ⓒ Copyright 2024