Notícia de Dumont/Guariba/Pradópolis
Parabéns Guariba 125 anos
Postado em 21/09/2020

Parabéns Guariba 125 anos

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O município de Guariba (SP) foi fundado em 21 de setembro de 1895, coincidentemente com o
início da primavera, por isso é conhecida como "cidade primavera".
Seu contexto histórico começa quando o Brasil passava pela ascensão do café e das estradas de
ferro, dominando assim, o mercado mundial da cafeicultura.
Nesta época republicana, era de trabalho não-escravo, os fazendeiros usavam da mão-de-obra
do imigrante, e o transporte ferroviário avançava paulatinamente.


Com a crescente do café por todo o território brasileiro, o Governo libera concessões para a
criação de novas estradas de ferro. A história de Guariba começa exatamente quando concedida
à concessão de prolongamento da estrada de ferro entre Araraquara - Jaboticabal. Dessa forma,
foram criadas as estações ferroviárias de Rincão, Timbira, Motuca, Joá, Hammond e, finalmente
a Estação Guariba, sendo instalada em 1892.
O nome Estação Guariba foi dado devido aos inúmeros macacos da espécie Guariba que havia
na região. Com a construção da estação ferroviária, mais colonos chegavam à procura de trabalho
nas fazendas. Começa ali, a idéia de formar uma cidade.


Estação Guariba.As terras nas do município de Guariba constituían uma Sesmaria denominada
Sesmaria dos Pintos ou Semaria da Cachoeira, em terras de Araraquara e Jaboticabal. Foram
formando-se em grandes propriedades agrícolas, que pela excelência das terras, tornaram
utilizadas para plantio de café, riqueza econômica do país na época.
A Fazenda das Macaúbas, era cortada pelo Rio Mogi-Guaçu perto do Porto Pinheiro. Um grupo
de sertanistas constatou muitos bandos de macacos da espécie "Bugio Alouatta Guariba", no
qual em homenagem se deu o nome da cidade.


Após sucessivas reuniões para a fundação do povoado, ao lado da estação férrea, surgiram
avanços para o povoado com a construção da Capela de São Mateus, o Padroeiro da cidade,
cuja imagem foi doada por Joaquim Mateus de Corrêa. Na época a expansão da cafeicultura no
leste Paulista proporcionou condições necessárias ao desenvolvimento da cidades que recebeu
muitas famílias de imigrantes europeus.


Após a fundação e instalação da estação ferroviária, o Bispado de São Paulo inaugura a Capela
de São Matheus de Guariba. Em 1895, Guariba possuía uma estação ferroviária, capela, pequena
hospedaria, uma casa comercial, cerca de 80 casas residenciais, e cemitério.


Dois anos após a instalação da estação ferroviária, em 17 de setembro de 1894, o Bispado de
São Paulo, autoriza a Capela de São Matheus de Guariba. Posteriormente, em 21 de abril de
1895, D. Nenzio Grecco, padre de Jaboticabal lavra a ata de início de obra, sendo inaugurada
cinco meses depois. E em 15 de outubro de 1900, foi criada a Paróquia de São Matheus de
Guariba. Em seu ano de fundação (1895), Guariba possuía uma estação ferroviária, a capela, a
hospedaria, uma casa comercial, cerca de 80 casas residenciais, e um cemitério. Desde então,
comemorações cívicas, passagem de circos, sessões de cinematógrafo eram eventos freqüentes.
Dois anos após a fundação da cidade, em 12 de abril de 1897, foi criado o Distrito Policial de
Guariba, e, imediatamente, começa a construção da Cadeia Pública, onde atualmente, é a Praça
Sylvio Vaz de Arruda. Nesta época, com o aumento de imigrantes italianos e a crise repentina no
setor cafeeiro, começava a gerar insatisfação dos produtores e dos trabalhadores rurais, onde o
proprietário alegava dificuldade em cumprir os compromissos, o colono (trabalhador rural) temia
o não pagamento dos salários ou descumprimento do contrato, com isso, era difícil manter a
ordem, que muitas vezes, necessitava a intervenção policial.


Em fase de fundação, Guariba era ligado a Jaboticabal administrativamente, e com a crescente
do então povoado, Guariba conquistava a independência, a partir de 1904, criando subprefeitura,
representações sociais e econômicas, além de ruas e edificações. A partir disso e outros fatos da
época, em 6 de novembro de 1917, Guariba se tornava município, através de Lei n.° 1562. Mais
tarde, Guariba criaria o primeiro hospital. Em 10 de janeiro de 1926, foi inaugurada a Casa de
Misericórdia, o hospital da cidade. Passaram os anos, e a economia cafeeira que era forte desde
a fundação de Guariba, dá espaço para o comércio e as indústrias locais.
Após a Segunda Guerra Mundial, começa a Era da cana-de-açúcar, por volta de 1948, sendo o
forte em toda a região, tornando uma cidade mais progressiva depois de sofrer estagnação pela
era do café. As usinas chegam a Guariba: Usina Bonfim e São Martinho, sendo que em 1959, a
Usina São Martinho passa a pertencer ao município de Pradópolis, já a Usina Bonfim, faz-se
efetiva até hoje.


Guariba não fica restrita a história política e econômica. A cidade, buscava a intensificação
social ao longo dos anos. O cinema, os bailes agitavam o município. Em maio de 1961, é inaugurado
o Guaribinha Clube, com a apresentação da Orquestra Continental de Jaú. Posteriormente, o
município de Guariba ficaria conhecido nacionalmente, como palco de importante luta trabalhista,
visando o melhor atendimento ao trabalhador rural. Na madrugada de 15 de maio de 1984,
acontecia a Greve dos Bóias Frias de Guariba, uma luta onde teve uma vítima fatal: Amaral Vaz
de Melone, um recém-aposentado que estava observando o acontecimento, é morto por uma
bala perdida. Dois dias depois, após sete horas de reunião, realizada no Sindicato Rural de
Jaboticabal, o acordo foi assinado de forma apressada por alguns produtores, o primeiro a assinar
foi Roberto Rodrigues, que na época era Diretor da Sociedade Rural Brasileira. As conquistas
deste fato foram: transporte gratuito, segurança no transporte, fornecimento de ferramentas,
pagamento por dias que não trabalhassem devido algum imprevisto (como por exemplo, a chuva),
décimo terceiro salário e carteira assinada, fiscalização do pagamento, conseqüente aumento de
salário.


Hoje, com  125 anos, Guariba que começou como uma estação ferroviária,
onde hoje, a antiga estação serve como depósito, bar, rodoviária, entre outras coisas, cresceu.
Um vilarejo que possuía um pouco mais de oito mil habitantes, hoje, de acordo com o IBGE sua
população estima-se em cerca de 40.000 habitantes.

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